Biologia em pauta

Fazendo História | Em campo ou no trabalho remoto, profissão de Biólogo é fundamental para a área da Saúde

relato8

“Sou especialista em Saúde Pública e por muitos anos trabalhei com o controle do Aedes aegypti, roedores urbanos e cães errantes para os municípios de Curitiba, Pinhais e Campo Largo. Durante esse período, gerenciei a parte operacional, planejando e direcionando as ações de campo em conjunto com as coordenações dos programas da Secretaria Municipal da Saúde.

Mapeei, monitorei e avaliei os focos positivos de Aedes aegypti, Aedes albopictus e roedores urbanos para possível redirecionamento das ações. Realizei contraprova de laudos entomológicos. Treinei e acompanhei a utilização de produtos químicos. Promovi treinamentos e reciclagens para as equipes de campo. Executamos o Reconhecimento Geográfico do Município e o LIRAa – Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti.

Através da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) do Rio de Janeiro, participei da PCAP - Pesquisa de Comportamentos, Atitudes e Práticas relacionadas ao risco de infecção pelo HIV na população de 15 a 59 anos de idade residente nos municípios de Campo Grande, Curitiba e Florianópolis.

Sou Conselheira do CRBio-07 e realizo análise de TRT’s, Título de Especialista. Também analiso resoluções na área da saúde e represento o Conselho no Fórum dos Conselhos Regionais da Área de Saúde do Paraná – FCRAS-PR e no Comitê Municipal de Combate a Dengue em Curitiba.

Desde minha última gestação tenho dedicado parte do meu tempo à minha família e parte do tempo com consultoria e palestras sobre o controle do Aedes aegypti. Agora, neste momento de isolamento, continuo participando de reuniões remotas, principalmente no FCRAS.

Percebo que durante esta pandemia nós Biólogos estamos mostrando, mais uma vez, o quanto nossa profissão é importante para a Saúde e que mesmo em home office ainda podemos transmitir conhecimento e fazer a diferença.”

Relato da Bióloga Andréa Graciano dos Santos Figueiredo (CRBio 25.228/07-D), especialista em Saúde Pública e conselheira do CRBio-07.

Serviços Online

Transparência

Anuncie