Biologia em pauta

Fazendo História | Adequações na gestão de qualidade de alimentos durante a pandemia

relato6

“Minha atuação nas indústrias de alimentos é realizar a adequação da produção de forma a atender as legislações sanitárias e ambientais, proporcionar os treinamentos necessários junto aos funcionários e implementar programas de garantia da qualidade como Boas Práticas, Procedimentos Operacionais Padronizados e Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle – APPCC.

Com o inicio da pandemia tivemos que adequar à estrutura e ao fluxo de produção das indústrias, reprogramar as metas e objetivos bem como a rotina dos funcionários, de forma a atender aos protocolos propostos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), minimizando os riscos de contágio pelo novo coronavírus. No inicio foi bem difícil e preocupante, pois tudo era desconhecido.

Mantivemos o foco na produção segura dos alimentos proporcionando e orientando os funcionários/manipuladores a seguir as novas determinações sanitárias.

Podemos dizer que o ano de 2020 realmente está sendo muito desafiador, tivemos que nos reinventar para que pudéssemos continuar trabalhando sem perder a qualidade e as certificações anteriormente adquiridas.

Espero que as indústrias de alimentos possam proporcionar mais espaço e valorização para os Biólogos na área de atuação de gestão da qualidade, profissional este que tem muito a contribuir principalmente com a pós-pandemia, pois ocupa uma posição de destaque tanto pelo domínio científico quanto pelas habilidades da sua profissão, podendo atuar em várias áreas: saúde coletiva; imunologia; parasitologia; meio ambiente dentre outras.”

Relato da Bióloga Kátia Maria de Alencar Bezerra da Costa Custódio (CRBio 99.953/05-D), que atua na área de Gestão da Qualidade em Indústrias de Alimentos do Rio Grande do Norte.

Serviços Online

Transparência

Anuncie