Biologia em pauta

Bióloga Neiva Guedes é homenageada no Dia Internacional das Meninas e Mulheres na Ciência

NeivaGuedes

Em celebração ao Dia Internacional das Meninas e Mulheres na Ciência, nesta terça-feira (11), a Mauricio de Sousa Produções homenageou Neiva Guedes - Bióloga registrada no Conselho Regional de Biologia da 1ª Região (CRBio-01) -, que foi retratada como personagem da Turma da Mônica.

A imagem faz parte do projeto Donas da Rua da Ciência, que foi criado para celebrar a trajetória de mulheres pesquisadoras e cientistas, como Marie Curie, Ada Lovelace, Katherine Johnson, Katie Bouman e a também Bióloga Bertha Lutz, especialista em anfíbios e uma das maiores ativistas feministas do Brasil.

Neiva Guedes foi incluída no rol de homenageadas em razão de sua trajetória como Bióloga conservacionista e por ter sido a responsável por retirar as araras-azuis da lista de animais em extinção.

Dedicando sua vida ao estudo dessas aves, Guedes produz ninhos artificiais, maneja ovos e filhotes e, além disso, envolve a população em ações de educação ambiental, divulgando a importância de manter as araras-azuis livres na natureza.

Com o seu trabalho, esses animais voltaram a ser abundantes em várias regiões do Pantanal e do estado do Mato Grosso do Sul.

“A arara-azul, que encanta a todos com sua cor vibrante e som alegre, vem sofrendo com a destruição de seus lares e com a captura ilegal para tráfico de animais silvestres. Não podemos nos conformar com a previsão catastrófica da extinção, seja qual for o ser vivo. É preciso arregaçar as mangas para mudar o curso da história”, defende a Bióloga.

Para saber mais, clique aqui.

Com informações da Revista Galileu.

Serviços Online

Transparência

Anuncie