Biologia em pauta

Experimento demonstra que vespas são eficazes no controle de pragas agrícolas

vespa

Resultados de um experimento controlado mostraram que a presença de vespas na lavoura reduz efetivamente as populações da broca-da-cana-de-açúcar (Diatraea saccharalis) e da lagarta Spodoptera frugiperda, que ataca principalmente plantações de milho.

O estudo foi realizado por pesquisadores da University College London (Reino Unido), da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Jaboticabal.

Os autores lembram que as vespas são encontradas em todo o mundo e podem ser usadas facilmente em pequena ou grande escala para controlar uma série de pragas comuns. “Existe uma necessidade global de métodos mais sustentáveis para controlar pragas agrícolas e reduzir dependência excessiva de pesticidas. Vespas são muito comuns, mas pouco estudadas. Com esta pesquisa, fornecemos evidências importantes de seu valor econômico como controladoras de pragas”, disse o autor principal do estudo, Robin Southon, da University College London.

O experimento foi o primeiro do gênero realizado em condições controladas e ao ar livre.

Saiba mais aqui.

Com informações da Agência Fapesp.

Serviços Online

Transparência

Anuncie