Biologia em pauta

Olga Yano lança livro “Brioflora da Ilha do Cardoso”, em conjunto com Denilson Peralta e Juçara Bordin

yano

Concretizando um trabalho iniciado na década de 1970, a Bióloga Olga Yano - por duas vezes presidente do CRBio-01 em gestões anteriores – lançou o livro “Brioflora da Ilha do Cardoso”, em conjunto com Denilson Fernandes Peralta – pesquisador científico no Instituto de Botânica - e Juçara Bordin – professora na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Yano, pesquisadora Científica VI do Instituto de Botânica, conta que o trabalho de campo seguiu de 1973 até 2009. Os três anos seguintes foram o tempo necessário para identificar e propriamente nomear todo o material coletado e, desde então, o trio se dedicou à elaboração da obra, lançando-a em setembro deste ano.

A brioflora das ilhas oceânicas brasileiras é ainda pouco estudada, de modo que o trabalho realizado representa importante construção de conhecimento para viabilização da conservação da biodiversidade desses locais. “Ficamos felizes em ter contribuído para a posteridade com esse estudo. Inclusive identificamos espécies de ocorrência nova no estado de São Paulo, sendo elas referidas pela primeira vez neste livro”, comenta.

Ricamente ilustrada, a obra conta com representações gráficas detalhadas de 440 espécies de briófitas, analisadas individualmente pela equipe com o uso de lupas e microscópios.

Para saber mais e adquirir a obra, clique aqui.

Serviços Online

Transparência

Anuncie