Um monitoramento realizado por pesquisadores americanos ao longo dos últimos 40 anos revelou que aves migratórias da América do Norte estão encolhendo por causa do aquecimento global. A descoberta foi descrita recentemente em artigo científico divulgado na publicação Ecology Letters.
A equipe analisou as medidas de 70 mil espécimes de aves de 52 espécies. Entre 1978 e 2016, a investigação revelou que houve redução de suas massas corporais e do tamanho geral de seus corpos, além da diminuição do comprimento dos ossos da perna, de, em média, 2,4%. Por outro lado, a envergadura das asas aumentou 1,3%.
“Quando começamos a coletar os dados analisados neste estudo, estávamos abordando algumas perguntas simples sobre a variação ano a ano e de estação a estação das aves. A frase ‘mudança climática’, como um fenômeno moderno, mal estava no horizonte. Os resultados deste estudo destacam como os conjuntos de dados de longo prazo são essenciais para identificar e analisar tendências causadas por alterações em nosso ambiente”, diz Dave Willard, do Field Museum de Chicago.
Saiba mais aqui.
Com informações de Conexão Planeta