Biologia em pauta

Em SP, 10 municípios concentram maioria dos casos de dengue, este ano


26 de abril de 2019 - Levantamento feito pela Secretaria Estadual de Saúde aponta que mais da metade dos casos de dengue registrados no estado de São Paulo, este ano, está concentrada em apenas 10 municípios. Bauru, Araraquara e Campinas fazem parte dessa lista. As dez cidades juntas somam 52 mil casos. Ao todo, o estado contabiliza 85 mil registros da doença.


Para o Biólogo Horácio Manuel Teles, membro do CRBio-01 – Conselho Regional de Biologia – 1ª Região (SP, MT e MS), é possível que o crescimento dos casos da dengue em 2019 tenha relação com a redução dos cuidados que visam o controle dos criadouros nos ambientes domésticos, como também das ações de responsabilidade das diferentes instâncias de governo. “Campanhas de prevenção à proliferação do mosquito Aedes aegypti precisam ser reforçadas entre a população, especialmente nas regiões onde já há registros”, alerta o Biólogo do CRBio-01.


Como ainda não se descobriu uma forma eficiente de combate ao mosquito, o melhor remédio continua sendo a prevenção, ou seja, a redução das possibilidades da criação e reprodução do Aedes. Para evitá-lo, o especialista lembra alguns cuidados que devem ser tomados para não criar ambientes propícios à reprodução do mosquito:


- Tonéis e caixas d’água devem estar bem fechados;


- Fazer a manutenção periódica da limpeza das calhas;


- Armazenar garrafas com a boca para baixo;


- Utilizar tela nos ralos;


- Manter lixeiras sempre bem tampadas;


- Colocar areia nos pratos de vasos de plantas;


- Limpar os bebedouros de animais com escova ou bucha;


- Acondicionar pneus em locais cobertos;


- Eliminar água sobre as lajes;


- Eliminar detritos e entulhos em quintais e jardins.


Fonte: Ex-Libris Comunicação Integrada, Assessoria de Imprensa do CRBio-01

Serviços Online

Transparência

Anuncie