Biologia em pauta

CFBio e CRBios manifestam preocupação com desistência do Brasil em sediar COP 25

06 de dezembro de 2018 - Os Conselhos Federal e Regionais de Biologia (Sistema CFBio-CRBios) entendem como preocupante a desistência do governo brasileiro em sediar a Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima - COP-25 no ano de 2019.


É importante salientar que, desde sua criação durante a “Cúpula da Terra do Rio” (ECO-92) no Brasil, a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima representa um esforço mundial para evitar o aquecimento global, tendo o Brasil se destacado na liderança das nações em desenvolvimento durante as negociações.


Nos últimos anos, a despeito da precária cooperação internacional, da falta de cumprimento das metas acordadas e de nossa crise econômica e política, o Brasil tomou decisões importantes e desenvolveu políticas públicas para a redução das emissões, combateu o desmatamento, investiu na produção agrícola sustentável e no uso da energia renovável.


A mudança da sede da COP-25 para outro país poderá dificultar a efetividade das organizações brasileiras na adoção de padrões de produção e consumo mais sustentáveis, resultando, assim, em menor eficiência e competitividade.


É de primordial importância que o governo federal reconheça e consolide os compromissos históricos assumidos pelo estado brasileiro com convenções internacionais propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU) e ratificadas pelo Congresso Nacional, as quais se sobressaem a uma política temporal de governo.


O Brasil poderia se firmar como um importante protagonista nesse cenário e liderar o diálogo entre as nações Latino-americanas e Caribenhas nos temas de desenvolvimento sustentável e na implantação de uma agenda positiva de redução de emissões e de controle dos efeitos das mudanças climáticas.

Serviços Online

Transparência

Anuncie