Biologia em pauta

Cada vez mais intensa, acidificação dos oceanos ameaça vidas marinhas


21 de agosto de 2018 - A acidificação dos oceanos deve se intensificar nas próximas décadas, colocando em risco a existência de biodiversidades como os Recifes de Corais, até mesmo os que se encontram mais isolados. É o que indica o 5º Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, que compila e sintetiza estudos de milhares de cientistas de todo o mundo sobre o aquecimento global, resultado de uma cooperação entre a Organização Meteorológica Mundial e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, publicado há 5 anos.


O Biólogo João Alberto dos Santos, membro do CRBio-01 – Conselho Regional de Biologia – 1ª Região (SP, MT e MS), explica que a acidificação dos oceanos ocorre porque o dióxido de carbono (CO2) se dissolve na água do mar, produzindo ácido carbônico na reação. E este ácido reduz o pH da água. Tal efeito, provocado principalmente por mudanças climáticas, foi justamente a causa da perda de biodiversidade e do branqueamento de alguns recifais, concluíram recentemente pesquisadores americanos depois de analisarem mais de 1.700 dados a respeito.


“Esse aquecimento dos oceanos provoca uma espécie de estresse nos corais, que acabam expelindo as algas que os habitam e, consequentemente, causando o branqueamento da espécie. Mas, se nada for feito para conter esse efeito, muitas outras espécies marinhas também estão sob séria ameaça de desaparecimento”, alerta o Biólogo do CRBio-01. Ele se recorda que 1998 foi um dos anos mais quentes da nossa história e que já naquela época, em todo o mundo, foi observada uma quantidade enorme de corais branqueados.


O próximo relatório está previsto apenas para 2021. “Que medidas sejam realmente tomadas para a diminuição do aquecimento global e pela preservação da vida na Terra. Que até lá possamos nos deparar com uma situação melhor do que a que estamos, infelizmente, observando hoje”, conclui Santos.


Fonte: Ex-Libris Comunicação Integrada, Assessoria de Imprensa do CRBio-01

Serviços Online

Transparência

Anuncie