Biologia em pauta

Biólogo brasileiro Alysson Muotri irá ao espaço em missão da Nasa estudar o cérebro humano

artigo

O Biólogo paulistano Alysson Muotri, que é professor e chefia um laboratório de pesquisa na Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD), vai participar de uma missão da Nasa ao espaço no fim de 2025.

Ele vai viajar acompanhado de quatro astronautas no Falcon 9, foguete da SpaceX, rumo à Estação Espacial Internacional (ISS), onde vai estudar o impacto da microgravidade no cérebro com a ajuda de “mini cérebros” produzidos em seu laboratório.

Em recente entrevista ao jornal O Globo, o Biólogo explicou que os mini cérebros, que são organoides cerebrais que imitam o desenvolvimento e funções cerebrais dos bebês, já foram enviados ao espaço uma vez, mas sem a presença de um cientista que pudesse realizar estudos durante sua permanência na estação. Desta vez, será possível conduzir experimentos in loco.

Os mini cérebros, desenvolvidos a partir de células-tronco pluripotentes induzidas (IPS), podem ajudar os cientistas a entender como determinadas condições neurológicas ocorrem, assim como o envelhecimento cerebral e os efeitos de medicamentos sobre o cérebro.

Além disso, alguns dos mini cérebros foram desenvolvidos a partir de células originadas de pessoas autistas, o que permitirá a observação sobre os impactos do autismo na estrutura e desenvolvimento cerebral.

Leia mais sobre o trabalho de Alysson Muotri, um dos mais importantes cientistas brasileiros, em reportagem a partir da página 15 da edição 62 da revista O Biólogo.

(Publicado em 4 de novembro de 2024)

Serviços Online

Transparência

Anuncie