Um biólogo de 22 anos foi baleado acidentalmente em 21/8/2024 no Rio Teles Pires, em Paranaíta, município localizado a 851 km ao norte de Cuiabá (MT), enquanto trabalhava em uma atividade de campo na mata. O responsável pelo disparo é um garimpeiro que estava caçando quando acertou a vítima.
O Biólogo não corre risco de vida e está se recuperando da cirurgia a que foi submetido no Hospital Regional de Alta Floresta, para onde foi levado imediatamente após o episódio. A bala atingiu diretamente o fêmur da vítima e um estilhaço provocou uma lesão secundária na costela.
O garimpeiro prestou socorro à vítima no local e se apresentou à delegacia da Polícia Civil para prestar esclarecimentos. Ele disse que estava caçando porco-do-mato e, ao perceber a movimentação na mata, pensou que se tratava de um animal e efetuou o disparo.
Segundo informações apuradas pelo CRBio-01, o Biólogo integrava uma equipe que fazia uma atividade de campo rotineira na região. Ele estava montando uma armadilha de captura de animais silvestres para amostragem, quando foi baleado.
O CRBio-01 está acompanhando o caso e manifesta sua solidariedade ao colega Biólogo. Apesar se tratar, ao que tudo indica, de um acidente, o episódio demonstra os riscos a que são submetidos os nossos profissionais em atividades de campo.
O trabalho de Biólogas e Biólogos é fundamental para a conservação do meio ambiente e biodiversidade e as autoridades têm a obrigação de zelar pela segurança dos nossos profissionais em todo o território nacional.
(Publicado em 27 de agosto de 2024)