Biologia em pauta

Para evitar "tragédia humana”, ONU faz alerta radical sobre efeito estufa

04 de novembro de 2016 – Às vésperas da entrada em vigor do Acordo de Paris, em que países assinaram um pacto inédito para conter o aquecimento global, a Organização das Nações Unidas (ONU) faz um alerta para reduzir “de forma urgente e radical” as emissões de gases de efeito estufa para evitar uma “tragédia humana”.


No novo balanço apresentado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) é alarmante o aumento ininterrupto das emissões de gases no último ano. Apesar dos compromissos feitos em Paris, o mundo se dirige, de hoje a 2100, para aumentos de temperaturas entre 2,9°C e 3,4°C em relação aos níveis pré-industriais, o que implicaria em consequências devastadoras para a humanidade.


A ONU ainda elogia o compromisso do mundo em tentar diminuir a emissão dos gases do efeito estufa, mas mostra que ainda é cedo para saber se essa tendência vai se concretizar.


Por fim, o relatório convida a todos a redobrar os esforços feitos. Nessa segunda (dia 07 de novembro) terá início a 22ª Conferência da ONU sobre o clima e deve-se começar a determinar as disposições para já reforçar o pacto feito no Acordo de Paris, em 2015.


Fonte: Ex-Libris Comunicação Integrada, Assessoria de Imprensa do CRBio-01

Serviços Online

Transparência

Anuncie