O Prof. Dr. Alexander Turra, conselheiro efetivo do CRBio-01, professor do Instituto Oceanográfico da USP e coordenador da Cátedra Unesco para a Sustentabilidade do Oceano, foi o vencedor brasileiro do Frontiers Planet Prize.
O Biólogo foi premiado pelo artigo “Avanços na identificação de hotspots de poluição por plástico em nível subnacional: o Brasil como um estudo de caso no Sul Global”. O artigo, publicado na revista Science Direct, analisou a geração do lixo plástico no Brasil, com destaque para dois focos críticos, a Baía de Guanabara, no estado do Rio de Janeiro, e as porções brasileiras da Bacia do Rio da Prata.
O Frontiers Planet Prize celebra avanços na ciência da sustentabilidade e premia soluções potenciais para ajudar a humanidade a permanecer dentro dos limites do ecossistema da Terra – as chamadas nove fronteiras planetárias. Dentre as nove, apenas três fronteiras – acidificação dos oceanos, esgotamento da camada de ozônio e carga de aerossóis na atmosfera – ainda não foram ultrapassadas, o que demonstra a importância desses estudos.
O CRBio-01 parabeniza o Prof. Dr. Alexander Turra pelo justo reconhecimento das suas contribuições para o avanço do conhecimento humano sobre a Biologia, as Ciências Planetárias e as mudanças climáticas.
(Publicado em 25 de junho de 2024)