Biologia em pauta

12 de novembro - Dia Nacional do Pantanal

artigo

Estabelecido em 2008 pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente, o Dia Nacional do Pantanal objetiva chamar a atenção para esse bioma e sua biodiversidade e sensibilizar todos os brasileiros e brasileiras sobre a importância de sua conservação.

O Pantanal, que foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera pela Unesco, ocupa uma área de 138 mil km² nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (que fazem parte da área de atuação do CRBio-01), estendendo-se também para além das fronteiras com Paraguai e Bolívia.

O Pantanal se caracteriza por áreas de planícies inundáveis e áreas de planalto onde se localizam as nascentes dos rios que inundam as planícies. Apresenta rica biodiversidade e é lar de muitas das mais conhecidas espécies do Brasil, como a sucuri, o tuiuiú, o jacaré do Pantanal e a onça-pintada.

O bioma sobre com várias ameaças, desde incêndios e secas até destruição de nascentes e expansão da fronteira agrícola. Muitos Biólogos estão envolvidos no esforço de conservação do Pantanal, seja diretamente, em trabalhos de campo, ou indiretamente, com trabalhos de educação ambiental e na elaboração e execução de políticas públicas.

Vamos conservar esse patrimônio de todos!

(Publicado em 10 de novembro de 2023)

Serviços Online

Transparência

Anuncie