Biologia em pauta

Nova edição de O Biólogo discute restauração ecológica em larga escala no Brasil

artigo

Entrevistamos, na nova edição da revista O Biólogo, o Prof. Dr. Ricardo Ribeiro Rodrigues, da Esalq/USP, um dos pioneiros e maiores especialistas brasileiros em restauração.

Ele afirma que o Brasil é o país que tem a maior possiblidade de restauração ecológica em larga escala no mundo. A prioridade deve ser a restauração de áreas degradadas e que estão hoje subutilizadas por pastagem extensiva ou por agricultura de baixa produtividade.

A restauração ecológica significa recuperar um ecossistema o mais próximo possível do que ele era na condição original, não só em termos de ser parecido fisionomicamente, mas também de ter o mesmo funcionamento e ser perpetuado no tempo.

Os Biólogos são altamente qualificados para trabalhar com restauração, mas curiosamente essa não era a percepção quando Ricardo Rodrigues começou no ramo, na segunda metade da década de 1980.

Naquela época, mesmo entre parte dos Biólogos, a restauração era considerada uma prática apenas agronômica ou florestal. O trabalho de Ricardo Rodrigues e outros pioneiros gradualmente consolidou o entendimento da restauração como ciência.

Clique aqui para acessar a edição completa.

(Publicado em 6 de julho de 2023)

Serviços Online

Transparência

Anuncie