O Dia Mundial de Combate à Desertificação foi adotado em 1995 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre os graves problemas causados pela seca e desertificação.
Com a data, a ONU promove políticas de resiliência à seca e combate à desertificação em todo o mundo. De acordo com as Nações Unidas, se medidas contra a desertificação não forem intensificadas, três quartos da população mundial serão afetados pelas secas até 2050.
Este ano, a campanha tem como tema “Mulheres: sua terra, seus direitos”. A ONU ressalta que mulheres têm um papel vital na administração da terra, mas com frequência não têm controle ou posse das áreas rurais, o que faz com que estejam mais suscetíveis à pobreza, fome, violência de gênero e danos provocados pela degradação dos solos.
Dessa forma, o foco da campanha é promover o acesso seguro das mulheres à terra, crédito e qualificação para contribuir para alcançar as metas de redução de degradação dos solos e promoção de igualdade de gênero estabelecidas pelas Nações Unidas.
(Publicado em 16 de junho de 2023)