Biologia em pauta

NOTA EM DEFESA DA DEMOCRACIA, DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO E DO BRASIL

artigo

O Brasil viveu no último domingo, 08, uma das mais tristes páginas de sua história democrática. Suas instituições foram acometidas por nefasto e criminoso ataque, concretizado em barbárie e depredação de patrimônio público sem precedentes em sua dimensão física, política ou institucional.

O Sistema Conselho Federal e Conselhos Regionais de Biologia é autarquia pública instituída por lei, e sua existência atende aos princípios de defesa da sociedade brasileira e integridade institucional para o legal e correto exercício profissional. E assim sendo, esta relevante entidade – de longa tradição democrática, aliás – vem dirigir-se a todos os profissionais da biologia e à totalidade da sociedade brasileira para repudiar veementemente os atos criminosos deflagrados em nosso país, notadamente em nossa capital federal.

A defesa da democracia é dever de todo cidadão, e especialmente da sociedade civil organizada em seus mais diversos níveis de representação. É a integridade das instituições que garante a existência dos direitos sociais, é a inviolabilidade dos Poderes constituídos que permite o livre exercício da cidadania, seja em nível pessoal, político ou profissional.

O Sistema Conselho Federal e Conselhos Regionais de Biologia se põe ao lado do povo brasileiro, em sua solidariedade aos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário pelos danos físicos a que foram submetidas suas históricas sedes. E se soma a todos aqueles, que neste momento, erguem sua voz em defesa da democracia brasileira.

(Publicado em 10 de janeiro de 2023)

Serviços Online

Transparência

Anuncie