Biologia em pauta

Dia Nacional do Pantanal



O Dia Nacional do Pantanal foi instituído em 2008 pelo Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente). A data faz homenagem ao ambientalista Francisco Ancelmo de Barros, conhecido como Francelmo, membro fundador do Conama, que faleceu em 12 de novembro de 2007 durante um protesto pela preservação do bioma.
Localizado no centro da América do Sul, na bacia hidrográfica do Alto Paraguai, o Pantanal é uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta, com 138 mil km² no Brasil, distribuídos entre o Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e se estendendo além das fronteiras brasileiras para Paraguai e Bolívia.
É considerado Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera pela Unesco. Conta com riquíssima biodiversidade, com milhares de espécies de fauna e flora já identificadas. Seu ecossistema se caracteriza por cerrados sem alagamento periódico, campos inundáveis e ambientes aquáticos, com clima quente e úmido no verão e frio e seco no inverno.
Como Biólogos, precisamos sempre trabalhar para proteger esse bioma exuberante, conscientizar a população sobre sua importância e celebrar sua beleza e riqueza natural.

(Publicado em 12 de novembro de 2022)

Serviços Online

Transparência

Anuncie