Biologia em pauta

Biólogo lança e-book: Orca é baleia ou golfinho?



O Prof. Dr. Marcos César de Oliveira Santos, do Instituto Oceanográfico (IO) da USP, lançou o e-book gratuito “Orca é baleia ou golfinho? As perguntas mais comuns sobre os cetáceos finalmente respondidas”, no qual responde a 42 dúvidas frequentes do público leigo sobre as baleias e golfinhos.
O trabalho faz parte do esforço do Biólogo, que tem cerca de 70 artigos científicos publicados sobre os cetáceos (baleias e golfinhos), de popularizar o conhecimento sobre essas espécies entre o público de não cientistas. O autor já havia lançado em dezembro de 2021 um e-book gratuito intitulado “Baleias e Golfinhos no Litoral Paulista: estórias que contam uma bela história”.
“O público de não cientistas faz as mesmas perguntas sobre cetáceos há décadas. Eu então me senti na obrigação de esclarecer essas dúvidas em um livro de perguntas e respostas escrito em linguagem não acadêmica”, afirma Marcos César Santos, que também publicou em 1996 livro paradidático “Baleias e Golfinhos”.
O recém-lançado e-book de 412 páginas é divido em quatro seções. Em “Etimologia”, o autor especifica como vários dos conceitos equivocados sobre os cetáceos têm origem em termos usados na linguagem popular. Na seção “História de vida dos cetáceos”, o Biólogo responde a perguntas sobre a Biologia e comportamento das espécies.
Em “Fato ou fake? A vida imita a arte?”, ele desconstrói representações desses animais presentes na internet e no audiovisual. Na última seção, “Rumos profissionalizantes”, responde a questões para os aficionados por baleias e golfinhos.
Mas afinal, orca é baleia ou golfinho? Marcos César Santos explica que a nomenclatura “baleia orca” se popularizou, porque na linguagem comum o termo “baleia” é utilizado para designar animais aquáticos de grande porte. Mas os cetáceos são divididos em dois grupos: os golfinhos são nomeados cetáceos odontocetos (possuem dentes), enquanto as baleias são cetáceos misticetos (têm barbatanas ou cerdas bucais). Como as orcas têm dentes, pertencem ao grupo dos golfinhos.
Os interessados podem fazer o download gratuito do e-book AQUI.

(Publicado em 10 de outubro de 2022)

Serviços Online

Transparência

Anuncie