Biologia em pauta

Dia do Combate à Poluição

artigo

O Dia do Combate à Poluição é comemorado em 14 de agosto, em referência à primeira lei brasileira a tratar do controle da poluição industrial, o Decreto-Lei 1.413/75.
A poluição é um problema gravíssimo que afeta todo o mundo e todas as populações, mas as pessoas mais vulneráveis acabam sentindo mais os seus efeitos.
A poluição do ar, água e solo afeta os seres humanos de diferentes maneiras, contribuindo para milhões de mortes prematuras todos os anos e para o surgimento de doenças crônicas que causam grandes impactos nos sistemas de saúde e previdência e afetam a produção.
O planeta também sofre com a poluição e degradação. As atividades humanas afetam a fauna e flora, causando destruição de habitats, desertificação e mudanças climáticas. Os efeitos da poluição não se restringem à região na qual é gerada e acabam afetando o planeta inteiro.
Como cidadãos, é importante trabalharmos para diminuir a poluição do planeta em todas as suas formas, seja com ações individuais ou lutando por políticas públicas para lidar com esse problema.

(Publicado em 12 de agosto de 2022)

Serviços Online

Transparência

Anuncie