Biologia em pauta

Bióloga publica estudo sobre eficácia de passagem para animais sobre rodovia

artigo

A Bióloga Francini de Oliveira Garcia, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), teve artigo publicado no European Journal of Wildlife Research sobre um estudo que analisou a eficiência de passagens para animais instaladas em uma rodovia no município de Guareí, no estado de São Paulo, informou a Agência Fapesp.
No artigo Functionality of two canopy bridge designs: successful trials for the endangered black lion tamarin and other arboreal species, que teve como coautores Laurence Culot, Rafaela Endrika Wolf Ferreira de Carvalho e Vlamir José Rocha, Francini analisa a eficácia da instalação de dois tipos de passagem com dossel (por cima das copas das árvores), uma de madeira e uma de corda, para evitar atropelamentos de micos-leão-pretos (Leontopithecus chrysopygus). A pesquisa, que teve apoio da Fapesp, foi realizada durante o mestrado de Francini e nos dois anos seguintes à defesa de sua dissertação.
De acordo com a Bióloga, desde a instalação das passagens, houve somente o atropelamento de um mico-leão-preto, ocorrido dois dias depois da instalação. Ao mesmo tempo, o número de indivíduos da espécie aumentou.
“Nosso estudo é inédito na América do Sul, pois é o primeiro que trabalha com duas passagens diferentes no mesmo local, avaliando a preferência das espécies por uma ou outra”, conta ela.
Além do mico-leão-preto, as câmeras que monitoravam as pontes registraram outras oito espécies de mamíferos e uma de lagarto usando as passagens.
O artigo pode ser acessado em clique aqui.

(Publicado em 20 de junho de 2022)

Serviços Online

Transparência

Anuncie