Biologia em pauta

Dia Mundial de Combate à Desertificação

artigo

Estabelecido em 1995 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial de Combate à Desertificação busca promover a conscientização pública sobre a desertificação e a seca.
Com a data, a ONU promove soluções para mitigar e combater os efeitos da desertificação, fortalecendo a cooperação internacional com esse objetivo.
A Espanha será anfitriã do lançamento da campanha de 2022 do Dia Mundial de Combate à Desertificação. Este ano, o tema da campanha é “Superar a seca juntos”.
A degradação do solo e desertificação têm várias causas – como a expansão das cidades e da agricultura e as mudanças climáticas –, prejudicam a biodiversidade e levam à insegurança alimentar.
A ONU estima que, entre 1900 e 2019, as secas impactaram 2,7 bilhões de pessoas no mundo. Se não houver ações concretas para parar a desertificação e reverter seus efeitos, três quartos da população mundial podem ser afetados até 2050. Deter o avanço da desertificação é um dos objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU.

(Publicado em 17 de junho de 2022)

Serviços Online

Transparência

Anuncie