Biologia em pauta

Instituto HEALS promove evento gratuito sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

pics

O Instituto HEALS Educação promove, nos dias 14 a 17 de fevereiro de 2022, das 19h30 às 22h30, o 2º Painel de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS): Intervenções práticas no paciente.

O evento faz parte do projeto Painéis da HEALS Educação e é destinado a profissionais e acadêmicos da saúde. Profissionais de diversas carreiras de saúde e expertise em práticas integrativas conduzirão palestras transmitidas pelo canal da HEALS no YouTube.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o último dia do painel pela página do evento . Será cobrado o valor de R$ 20,00 apenas para os que desejarem a emissão do certificado de participação.

Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde define as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) como “recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade”.

Essas práticas, que incluem a acupuntura, florais, arteterapia, reflexologia, musicoterapia e quiropraxia, por exemplo, foram institucionalizadas por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC) e também podem ser encontradas em instituições privadas.

Atuação dos Biólogos e Biólogas

De acordo com a Resolução 614/2021 do CFBio, o Biólogo é profissional legalmente habilitado para atuar nas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), no âmbito do SUS ou fora dele, atuando de forma individual ou em equipes multidisciplinares no âmbito público e/ou privado, desde que tenha treinamento ou curso teórico e prático na atividade específica.

O texto completo da Resolução 614, que detalha a carga horária mínima para qualificação em cada atividade, pode ser encontrado na página do CFBio. Para acessar, clique aqui.

(Publicado em 02 de fevereiro de 2022)

Serviços Online

Transparência

Anuncie