Biologia em pauta

Biólogo Horacio Teles passa a integrar Grupo Técnico Interprofissional da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, representando o CRBio-01

biologo

O Biólogo Horacio Teles passou a representar o Conselho Regional de Biologia da 1ª Região (CRBio-01) no Grupo Técnico Interprofissional - GTI da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, substituindo o conselheiro Luiz Eloy, que faleceu em 2020.

Ana Paula Kataoka, conselheira do CRBio-01, será a suplente de Teles no GTI. A alteração foi publicada em 14 de junho no Diário Oficial do estado.

O GTI é formado por representantes de profissionais que atuam na área da saúde e objetiva discutir ações e atividades de promoção e educação em saúde para a melhoria continuada do atendimento da sociedade e dos níveis de saúde gerais da população.

De acordo com Teles, que atualmente é conselheiro do CFBio, é importante para o CRBio-01 estar representado no grupo para fortalecer a atuação dos Biólogos e Biólogas como parte de equipes multiprofissionais de saúde, aumentando a visibilidade da categoria.

“A participação do Conselho visa ao fortalecimento da atuação da categoria dos Biólogos, considerando o desenvolvimento da saúde como dependente da aplicação de práticas integradas executadas por equipes multiprofissionais. Nesse sentido, os Biólogos contribuem devido ao conhecimento e possibilidade de atuação em diferentes especialidades”, destaca ele.

Fundado em 2014, o GTI já teve ações relevantes, tais como apresentar propostas para a inserção de práticas integrativas nos programas de saúde e trabalhar pela incorporação do trabalho multiprofissional como rotina dos procedimentos previstos nos programas gerenciados pela Secretaria de Saúde. Teles ressalta que, em meio à pandemia de Covid-19, é possível perceber a importância do cuidado multiprofissional na saúde:

“O enfrentamento da Covid-19 aparece como uma questão que suscita o empenho de todos os profissionais de saúde, considerando que os cuidados e ações para lidar com esse grave problema mundial de saúde exigem o envolvimento de um conjunto de profissionais de diferentes formações, mostrando claramente que a saúde não é exclusivamente dependente do ato médico”, declara o Biólogo.

(Publicado em 02 de julho de 2021)

Serviços Online

Transparência

Anuncie