Biologia em pauta

O oceano pede ajuda: revista O Biólogo destaca Década do Oceano da ONU

oceano

A nova edição da revista O Biólogo, do Conselho Regional de Biologia da 1ª Região (CRBio-01), destaca o trabalho de Biólogos e Biólogas engajados na Década da ONU da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável 2021-2030.

A reportagem principal da edição ressalta que o oceano, embora pareça invencível devido à sua vastidão, enfrenta um acelerado processo de degradação. Nosso modelo consumista impacta os ecossistemas marinhos de diversas formas, como com o despejo de lixo, em particular de plásticos e microplásticos, e a pesca predatória, sem falar das consequências do aquecimento global.

Na reportagem, conhecemos o trabalho de Biólogos para mitigar um dos principais problemas apontados pelos organizadores da Década: o desconhecimento das pessoas sobre o bioma. O texto relata iniciativas como o Programa Maré de Ciência, a Olimpíada Brasileira do Oceano e a Cátedra Unesco para Sustentabilidade do Oceano.

O texto apresenta também os trabalhos do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Unicamp e do Projeto Há-Mar, um pequeno clube de Biologia Marinha em uma escola em Boituva (SP). Na área de pesquisa, o foco é o Projeto AquaVitae e os esforços da Unesp para a viabilização de sistemas de aquicultura multitrófica integrada.

A reportagem é complementada por entrevistas e vídeos com os professores doutores Ronaldo Christofoletti, da Unifesp, Alexander Turra, da USP, e Wagner Valenti, da Unesp, além de podcast com o Prof. Dr. João Paschoa, que é consultor ambiental e conselheiro do CRBio-01.

A seção Resenha Livro destaca “Cultura Oceânica para todos”, referência bibliográfica da Década. Na seção Resenha Tese, a revista apresenta o estudo de Tavani Camargo sobre a sustentabilidade da pesca de camarão no litoral paulista. Já a seção Em Campo conta com o relato de Stefany Almeida sobre sua pesquisa pelo AquaVitae, na fazenda Primar, no Rio Grande do Norte.

Na seção Grandes Biólogos, temos o orgulho de contar um pouco do trabalho e vida da Profa. Dra. Yara Schaeffer Novelli, da USP, maior referência no estudo de manguezais brasileiros.

Clique aqui para ler a edição número 56 da revista O Biólogo.

(Publicado em 01 de julho de 2021)

Serviços Online

Transparência

Anuncie