Biologia em pauta

Projeto Água para o Futuro ganha destaque no programa Bom Dia MT

O programa Bom Dia Mato Grosso, da TV Centro América, afiliada da Rede Globo, destacou na edição de 3 de junho o projeto Água para o Futuro, uma iniciativa que está mapeando as nascentes de Cuiabá.

bom_dia_mt

A matéria mostrou as realizações do projeto, que conta com a participação de biólogos e é desenvolvido desde 2015 pelo Ministério Público Estadual, Universidade Federal de Mato Grosso e a ONG Instituto Ação Verde.

“O mapeamento é feito primeiramente em laboratório, através da análise da topografia do terreno, onde são marcados pontos de prospecção de nascentes. A confirmação é feita in loco, por uma equipe técnica multidisciplinar que faz a caracterização do meio físico, biótico e a caracterização dos danos ambientais nas nascentes”, explica o coordenador do projeto, o Biólogo Abílio Moraes.

Depois da identificação, é feito um trabalho de preservação da nascente e seu entorno, que envolve delimitação de áreas de proteção e plantio de vegetação para evitar processos erosivos, por exemplo. Com essas ações, o projeto espera melhorar a situação das nascentes da região.

O projeto constatou que 80% das nascentes identificadas na área urbana de Cuiabá estão ameaçadas pela degradação ambiental causada por aterramentos e despejo de esgoto e resíduos sólidos.

De acordo com a matéria, o projeto Água para o Futuro já mapeou 211 mil possíveis nascentes em todo o Mato Grosso; 318 nascentes já foram catalogadas, das quais mais de 250 estão localizadas na zona urbana de Cuiabá. Mais de 3 milhões de metros quadrados de áreas de preservação permanente ao redor das nascentes já foram delimitadas.

A matéria está disponível no site G1: https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/playlist/videos-bom-dia-mt.ghtml#video-9570744-id

(Publicado em 08 de junho de 2021)

Serviços Online

Transparência

Anuncie