Biologia em pauta

Professor de Biologia mato-grossense tem projeto premiado na Olimpíada Nacional de Ciências

premio

O professor mato-grossense Daniel Alves Santos, que leciona Ciências Biológicas para o Ensino Médio, coordenou um projeto premiado com a medalha de ouro da Olimpíada Nacional de Ciências.

O projeto, batizado de Audioteca Era Uma Vez, consiste em um aplicativo para leitura de audiolivros, que funciona por comando de voz e pode auxiliar pessoas com deficiência visual a ter acesso a esse tipo de conteúdo.

A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) é realizada por cinco sociedades científicas: a Associação Brasileira de Química (ABQ), o Instituto Butantan, a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), a Sociedade Brasileira de Física (SBF) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É realizada todos os anos entre estudantes do Ensino Médio e do 8ª e 9º anos do Ensino Fundamental.

Daniel, que é professor do Colégio Estadual Alfredo Nasser, em Santa Rita do Araguaia, Goiás, participou da ONC junto com a aluna do segundo ano do Ensino Médio Gabrielle Carrijo Barbosa.

Mais tarde, a equipe aumentou, com a entrada de outros dois alunos, Mell Ribeiro Souza e Tarick Gabriel Almeida de Morais, e o projeto foi inscrito em outra competição, o Prêmio Respostas para o Amanhã, organizado pela Samsung, em que chegou às semifinais.

Daniel conta que já havia participado de outras competições similares e que espera continuar incentivando seus alunos a descobrir a ciência.

“A gente se sente realizado, é uma satisfação muito grande ver que o nosso trabalho está gerando frutos. Em breve nós teremos outras medalhas para mostrar que o nosso trabalho, quando é bem feito, traz bons resultados, independentemente das dificuldades. É para isso que o professor está aqui: para apoiar, ajudar, comemorar, até sofrer junto um pouco. Principalmente nessa época de pandemia, em que tudo está tão complicado, a gente precisa dessa parceria entre professor, aluno e família,” ressalta Daniel.

(Publicado em 20 de maio de 2021)

Serviços Online

Transparência

Anuncie