Biologia em pauta

Década do Oceano da ONU tem lançamento no Brasil

oceano

A Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, da ONU, será oficialmente lançada no Brasil em evento virtual transmitido no Youtube nesta terça-feira, 20/4, às 10h.

A ONU proclamou a Década do Oceano em 2017, que será implementada de 2021 a 2030, em linha com os compromissos da Agenda 2030 e com ênfase no objetivo de desenvolvimento sustentável (ODS) 14.

A principal motivação para a Década do Oceano é unir esforços de todos os setores relacionados ao mar para reverter o ciclo de declínio na saúde do bioma e criar condições para que as atividades desenvolvidas nos oceanos ocorram de forma sustentável.

A Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI) da Unesco é a responsável mundial pela organização da Década do Oceano. No Brasil, a coordenação está centrada no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), que trabalha em conjunto com a academia, terceiro setor e iniciativa privada.

A educação para a chamada cultura oceânica é uma das prioridades da Década do Oceano. Nesse sentido, os organizadores vão lançar em evento virtual na quarta-feira, 21/4, às 17h a Olimpíada Brasileira do Oceano e a websérie “Cultura Oceânica”. As iniciativas são ligadas ao Programa Maré de Ciência.

Serviço:

Lançamento da Década do Oceano: terça-feira, 20/4, às 10h, no canal de Youtube da Década da Ciência Oceânica.

Lançamento da Olimpíada Brasileira do Oceano e a websérie “Cultura Oceânica”: quarta-feira, 21/4, às 17h, no Facebook e no canal de Youtube Maré de Ciência.

(Publicado em 20 de abril de 2021)

Serviços Online

Transparência

Anuncie