Biologia em pauta

CRBio-01 lança edição da revista O Biólogo com novo projeto editorial

revista

A edição nº 54 da revista O Biólogo conta com novo projeto editorial concebido para propiciar ao leitor dossiês abrangentes sobre temas da Biologia. O conceito é explorar um tema em cada edição por meio de uma reportagem principal aprofundada, complementada por outras seções. O tema desta edição é “Na linha de frente: como os Biólogos lideram os esforços para combater os efeitos do aquecimento”.

A reportagem principal destaca a atuação dos Biólogos para interromper a sangria dos ecossistemas, gravemente ameaçados por mudanças climáticas oriundas do aquecimento global. O trabalho desses profissionais no Pantanal, o retrocesso brasileiro em seus compromissos de redução das emissões de gases do efeito estufa, o impacto negativo da pecuária, a necessidade do reflorestamento e arborização urbana, o sonho da carne sintética e a aquicultura como uma maneira eficaz de se produzir alimentos são aspectos abordados no texto.

Na seção Entrevista, o diretor do Instituto de Biociências da USP, Prof. Dr. Marcos Buckeridge, nos diz que a Biologia é a principal ciência do século 21, por sua capacidade de indicar caminhos sustentáveis à manutenção da biodiversidade. Na seção Em Campo, a Bióloga Karen Domingo relata sua experiência ao alimentar animais atingidos pelos incêndios no Pantanal. O dossiê inclui também duas seções dedicadas a resenhas de um livro e de uma tese pertinentes ao tema da edição.

A seção Grandes Biólogos traz um perfil do professor Sérgio Vanin, falecido em 2020, que teve uma trajetória profissional exemplar nos campos da pesquisa e do ensino.

Os textos e artes da edição são complementados por podcasts com falas de Biólogos. Os leitores têm acesso também a links ao final dos textos principais, que indicam fontes para aprofundamento nos assuntos.

Outro destaque da edição nº 54 é o novo design, que visa permitir uma leitura fluida, com textos, fotos, infográficos e ícones dispostos de forma harmônica.

A revista O Biólogo pretende ser uma publicação não só dos Biólogos e Biólogas dos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, como de todos os interessados em Ciências. O novo projeto editorial aponta um caminho, que pretendemos trilhar com as sugestões dos leitores.

Para acessar a Edição nº 54 da Revista O Biólogo, clique aqui.

(Publicado em 31 de dezembro de 2020)

Serviços Online

Transparência

Anuncie