Biologia em pauta

Pau-brasil, a árvore nacional do Brasil, na Cidade de São Paulo

paubrasil

O pau-brasil (Paubrasilia echinata Lam. Gagnon, H.C.Lima & G.P.Lewis), declarada árvore nacional do Brasil pela lei 6.607/1978, pode ser encontrada em parques e jardins na capital paulista, graças aos esforços de preservação desse ícone histórico-cultural do país.

O pau-brasil não é nativo na região da Cidade de São Paulo. A zona de ocorrência da árvore é a Mata Atlântica, do Estado do Rio Grande do Norte ao extremo norte do litoral de São Paulo.

Por não ser nativo, em geral não consegue alcançar na cidade o porte verificado em suas florestas de origem, e assim não se presta bem à função de árvore urbana. Mas o pau-brasil se desenvolve bem nas praças e parques da capital, acompanhado de outras árvores.

“No Jardim Botânico de São Paulo e na entrada do Portão 2 do Instituto de Botânica, existem florestas de pau-brasil replantadas, pelas quais passo há décadas no caminho ao trabalho e chama a atenção que o ritmo de crescimento das árvores jovens é lento”, relata a dra. Iracema Helena Schoenlein-Crusius, presidente do CRBio-01 e servidora do Instituto de Botânica. “Derrubar e explorar a madeira é rápido, mas recompor o ambiente original é bem mais lento”.

A exploração do pau-brasil foi a primeira atividade econômica dos portugueses recém-chegados aqui no século XVI, o que teria motivado a escolha do nome Brasil para designar as novas terras. A resina vermelha da árvore era utilizada para tingir tecidos e a madeira na marcenaria. A grande demanda levou à quase extinção do pau-brasil.

A ameaça à espécie agravou-se mesmo com o fim desse ciclo econômico. As atividades subsequentes, como o cultivo da cana-de-açúcar e do café, além do crescimento populacional, provocaram o desmatamento da Mata Atlântica, que restringiu drasticamente o habitat natural do pau-brasil.

Desde o século XX, com a conscientização da importância simbólica do pau-brasil, houve diversas iniciativas de reproduzir a planta a partir de sementes e utilizá-la em projetos de recuperação florestal. Por exemplo, na Estação Ecológica de Tapacurá, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, localizada no município pernambucano de São Lourenço da Mata, foram plantadas 50 mil mudas da espécie.

“A história do pau-brasil mostra que, desde a descoberta do nosso país, a biodiversidade já se encontra em risco, estabelecendo-se a perigosa mentalidade de que os recursos naturais estão aí para serem explorados até seus esgotamentos”, ressalta a dra. Iracema.

(Publicado em 07 de dezembro de 2020)

Serviços Online

Transparência

Anuncie