O Dia Mundial das Áreas Úmidas foi instituído em 1997 para conscientizar os povos sobre a importância das áreas úmidas em todo o planeta e a necessidade de conservação dessas regiões.
A data homenageia a assinatura da Convenção de Ramsar, realizada em 2 de fevereiro de 1971 na cidade de Ramsar, no Irã. A Convenção é um tratado internacional que estabelece marcos para a conservação e uso sustentável das áreas úmidas do planeta. O Brasil aderiu ao tratado no ano de 1993.
Áreas úmidas são ecossistemas na fronteira entre ambientes terrestres e aquáticos, como mangues e pântanos. Podem ser localizados tanto na costa quanto no interior dos continentes.
O Brasil detém extensas áreas úmidas por todo o seu território, inclusive a maior área úmida do planeta, o Pantanal, que está localizado nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (que fazem parte da área de abrangência do CRBio-01) e se estende também para o leste da Bolívia e norte do Paraguai. Somente a parte brasileira do Pantanal abrange 140 mil km².
Este ano, o tema da campanha do Dia Mundial das Áreas Úmidas é a relação entre essas regiões e os seres humanos. A campanha foca na urgência com que precisamos agir para preservar e restaurar estes ecossistemas ricamente biodiversos que sustentam o bem-estar humano.
(Publicado em 2 de fevereiro de 2024)