Biologia em pauta

Dia Mundial da Tartaruga Marinha

artigo

O Dia Mundial da Tartaruga Marinha é uma data dedicada à conscientização sobre a necessidade de conservar esse animal tão importante.
A tartaruga marinha tem uma longa vida, passada praticamente o tempo todo no mar. As fêmeas vêm à terra apenas para colocar seus ovos na areia – são muitos ovos, mas apenas uma minoria desses filhotes sobrevive até a idade adulta.
Das sete espécies de tartaruga marinha existentes no mundo, cinco ocorrem no Brasil: tartaruga-cabeçuda, tartaruga-de-pente, tartaruga-verde, tartaruga-oliva e tartaruga-de-couro.
Infelizmente, todas as sete espécies estão ameaçadas de extinção. Esses animais são alvos de caçadores e também sofrem muito com a poluição: os materiais plásticos despejados em grande quantidade no oceano podem aprisioná-los (caso das redes de pesca, por exemplo) ou serem confundidos como alimento.
Felizmente, há no Brasil e no mundo diversas iniciativas para preservar as tartarugas marinhas, muitas com a participação de Biólogos. É o caso do Projeto Tamar, que existe desde os anos 1980 e opera em vários pontos do litoral brasileiro, protegendo as tartarugas adultas e seus filhotes e trabalhando para que esse belo animal seja respeitado e cuidado.

(Publicado em 15 de junho de 2022)

CRBio Digital

Serviços Online

Transparência

Anuncie