O Biólogo Diego Oliveira Brandão, doutorando em Ciência do Sistema Terrestre no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), é um dos autores de um artigo publicado na mais recente edição do respeitado periódico Forests.
O artigo, intitulado The Effects of Environmental Changes on Plant Species and Forest Dependent Communities in the Amazon Region (Efeitos das mudanças ambientais em espécies vegetais e comunidades dependentes da floresta na Amazônia), foi escrito em parceria com Carlos Afonso Nobre, também doutorando em Ciências Ambientais no Inpe, e Lauro Euclides Soares Barata, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em Santarém.
O texto delineia as conclusões de um estudo de três anos de duração que analisou o impacto das mudanças ambientais na oferta de produtos florestais, dos quais dependem diversas comunidades tradicionais e agricultores locais, com o objetivo de gerar subsídios a planos de adaptação às mudanças ambientais.
Os autores concluíram que as comunidades amazônicas que dependem da floresta estão ameaçadas por diversos fatores, como desmatamento, incêndios, secas e aquecimento global, que reduziram significativamente as populações de plantas usadas por essas comunidades, como andiroba e açaí.
“Nós calculamos que mais de um bilhão de árvores e palmeiras nativas são perdidas a cada dois anos, causando perdas econômicas estimadas entre US$ 1 e 17 bilhões. A recuperação da vegetação e a eliminação do desmatamento são medidas essenciais e urgentes para reduzir os impactos negativos das mudanças ambientais na vegetação e comunidades dependentes da floresta”, conta Diego.
Clique aqui para acessar o artigo completo.
(Publicado em 07 de abril de 2022)