O evento virtual gratuito Conservação Integrada Summit 2021-2030, parte do esforço de preparação no Brasil para a Década da Restauração de Ecossistemas 2021-2030, estabelecida pela ONU, acontece de segunda a sexta-feira (30 de novembro a 4 de dezembro).
A ampla programação do evento conta com especialistas brasileiros e internacionais distribuídos em 15 mesas redondas, com cerca de 70 palestrantes, que somam mais de 20 horas de conteúdo sobre os desafios e oportunidades para a biodiversidade e para a conservação e restauração dos ecossistemas.
A lista de palestrantes inclui Sylvia Earle, Bióloga marinha norte-americana e exploradora da National Geographic; Elizabeth Mrema, secretaria executiva da Convenção da ONU para a Diversidade Biológica; Jenny Gray, CEO do Zoos Victoria, na Austrália; Luís Paulo Ferraz, da Associação Mico-Leão-Dourado; Sérgio Besserman, escolhido recentemente como coordenador estratégico do Climate Reality Project (de Al Gore) no Brasil; Sebastião Salgado, considerado o mais importante fotógrafo do mundo; e as jornalistas Sônia Bridi e Cristina Serra.
A transmissão do evento será por meio do site academiadaconservacao.com.br, onde os interessados podem obter outras informações sobre a programação e o procedimento para inscrição. A Academia da Conservação é uma plataforma para troca de conhecimentos e experiências sobre conservação, que conta com conteúdos colaborativos e cursos complementares.
A Década da Restauração de Ecossistemas 2021-2030 foi instituída pela Assembleia Geral da ONU para estimular esforços mundiais de recuperação dos ecossistemas ameaçados e destruídos.
O Conservação Integrada Summit 2021-2030 é organizado em parceria pelo Grupo Cataratas, Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB) e Instituto Conhecer para Conservar (ICC).
(Publicado em 27 de novembro de 2020)