O 27º Congresso de Biólogos da Primeira Região (ConBio), realizado entre os dias 29 e 31 de agosto de 2025, em Cáceres (MT), foi palco da entrega do Prêmio Dra. Bertha Lange de Morretes, uma das mais importantes homenagens científicas da área biológica.
Instituído pelo CRBio-01 em 2001, o prêmio celebra o legado da professora e pesquisadora Bertha Lange de Morretes (1917–2016), pioneira da Botânica no Brasil e referência internacional em Anatomia Vegetal. Seu compromisso com a ciência e a educação continua a inspirar novas gerações de biólogos, estimulando a produção científica e a valorização do conhecimento.
Nesta edição, estudantes de graduação e pós-graduação foram premiados em duas modalidades: Pôster e Apresentação Oral. Os trabalhos abordaram temas essenciais como educação ambiental, biodiversidade, biotecnologia e saúde, reafirmando o papel da Biologia na construção de um futuro sustentável.
Premiados – Modalidade Pôster
Categoria Graduação
1º Lugar – Educação ambiental para a sensibilização sobre o papel ecológico dos morcegos – Kamilly Camargo Moura (UNEMAT – Nova Xavantina/MT)
Mauricio Lamano Ferreira, representando a Universidade de São Paulo - USP, entregando o prêmio de 1º lugar para Kamilly Camargo Moura.
2º Lugar – Serpentes aqui, serpentes acolá – a ciência cidadã no conhecimento da biodiversidade e na conservação das espécies – Adriana Souza Najar (IFRO – Guajará-Mirim/RO)
Breno Dias Vitorino, representando a Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, entregando o prêmio de 2º lugar para Adriana Souza Najar.
3º Lugar – Do talo à folha: teor e rendimento do óleo essencial de pecíolos e limbo foliar do urucum – Érica Maria da Silva (UNEMAT – Tangará da Serra/MT)
Cátia Costa, representando o CRBio-01, entregando o prêmio de 3º lugar para Érica Maria da Silva.
Categoria Pós-Graduação
1º Lugar – A importância de um córrego urbano como corredor ecológico para aves migratórias no Pantanal Mato-grossense – Greisiele Secundino Dantas (UNEMAT – Cáceres/MT)
Eliane Vicente, representando a Centro Universitário do Norte de São Paulo - UNORTE, entregando o prêmio de 1º lugar para Greisiele Secundino Dantas.
2º Lugar – Dinâmica temporal e papel funcional de aves das famílias Thraupidae e Tyrannidae em um córrego urbano no Pantanal – Ana Lívia Borges Farias (UNEMAT – Cáceres/MT)
Vitor de Queiroz Piacentini, representando a Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT, entregando o prêmio de 2º lugar para Ana Lívia Borges Farias.
Premiados – Modalidade Apresentação Oral
Categoria Graduação
1º Lugar – Isolamento e identificação de amebas de vida livre na Bacia do rio Cuiabá – Amanda Cardoso Fonseca Lemos (UFMT – Cuiabá/MT)
Fábio Comin, representando o CRBio-01, entregando o prêmio de 1º lugar para Amanda Cardoso Fonseca Lemos.
2º Lugar – Uso de Actinobactérias como biocontrole do fungo Colletotrichum sp. – Isadora Linder da Silva (UFMT – Cuiabá/MT)
Juliana Ordones Rego, representando o CRBio-04, entregando o prêmio de 2º lugar para Isadora Linder da Silva.
3º Lugar – Potencial fitotóxico dos extratos de folhas de teca no crescimento radicular de Lactuca sativa – Camila de Campos Viana de Oliveira (UFMT – Cuiabá/MT)
Angélica Vilas Boas, representando o CRBio-01, entregando o prêmio de 3º lugar para Camila de Campos Viana de Oliveira.
Categoria Pós-Graduação
1º Lugar – Análise histopatológica diagnóstica em invertebrados: Proposta de protocolos para eutanásia, fixação e processamento histotécnico – Wuglenya Daislla Martins da Silva (UFMT – Cuiabá/MT)
Neiva Guedes, representando o CRBio-01, entregando o prêmio de 1º lugar para Wuglenya Daislla Martins da Silva.
2º Lugar – A mortandade de peixes no rio Guaporé causadas pela dequada que pode ser acelerada pela degradação ambiental – Fernando Vieira Borges (UNEMAT – Cáceres/MT)
Eliza Mense, representando o CRBio-01, entregando o prêmio de 2º lugar para Fernando Vieira Borges.
O evento, realizado pelo CRBio-01, contou com apoio da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e da Prefeitura de Cáceres, reunindo estudantes, pesquisadores e profissionais de todo o país em torno do tema:
“A Biologia Impulsionando um Futuro Sustentável: Educação, Saúde, Biotecnologia e Meio Ambiente”.
Mais do que uma premiação, o Prêmio Dra. Berta Lange de Morretes reforça o compromisso da Biologia com a ciência, a educação e a construção de um futuro sustentável.