Biologia em pauta

Áreas de atuação: controle da qualidade de alimentos em indústrias

controle

O controle da qualidade de alimentos oferece um campo de trabalho diversificado e pujante para Biólogos e Biólogas em indústrias alimentícias e no setor público, como no Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), de Campinas.

Os cerca de 15 Biólogos e Biólogas do Ital trabalham com pesquisa aplicada – investigações com aplicação direta para cumprir a missão do Instituto de auxiliar a indústria alimentícia.

Airton Vialta, Biólogo e ex-diretor-geral do Ital de 2004 e 2007, relata que os profissionais trabalham em plantas piloto e laboratórios. Nas plantas piloto, que são mini fábricas, acompanham a produção de laticínios (iogurtes e queijos, principalmente), carnes (hambúrgueres e embutidos como mortadela, salame, salsichas e linguiças), sucos diversos, conservas vegetais (como de palmitos), pães e biscoitos e chocolates.

Além do controle da qualidade dos produtos, os Biólogos e Biólogas do Ital estudam microrganismos envolvidos no processamento de alimentos, como bactérias láticas e leveduras, e fazem o controle de micotoxinas em matérias primas e produtos finais – por exemplo, do fungo Aspergillus flavus, que cresce em amendoins secados inadequadamente.

“Todas as indústrias que produzem alimentos empregam Biólogos. Aqui no Ital, eles trabalham em equipes multidisciplinares com engenheiros de alimentos, agrônomos, químicos, engenheiro mecânicos e farmacêuticos”, afirma Airton.

O Ital conta com cerca de 300 funcionários e faz parte da estrutura da Secretária de Agricultura e Abastecimentos do Estado de São Paulo. O Instituto oferece cursos e consultorias para a indústria de alimentos, prioritariamente de São Paulo, mas também de outros estados e do exterior.

(Publicado em 29 de outubro de 2020)

Serviços Online

Transparência

Anuncie