Biologia em pauta

CRBio-01 destaca a importância dos educadores ambientais

educadora

Neste 15 de outubro, Dia do Educador Ambiental, o Conselho Regional de Biologia da 1ª Região (CRBio-01) ressalta o papel fundamental da educação ambiental, num momento em que o Brasil enfrenta a tragédia da destruição acelerada de dois dos seus principais biomas, o Pantanal e a Amazônia, e retrocessos na política ambiental

A educação ambiental no nosso país é um imperativo legal desde 1999, quando foi promulgada a lei 9.795, que instituiu a Política Nacional de Educação Ambiental. A lei estabelece que a “educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e
modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal”.

A legislação não determina a criação de disciplinas específicas de educação ambiental nos ensinos fundamental e médio. O Dia do Educador Ambiental é celebrado pertinentemente na mesma data do Dia do Professor, que cumpre papel importante na conscientização das novas gerações quanto à preservação do meio ambiente e à utilização de forma sustentável dos recursos naturais.

“De certa forma, todos nós, cidadãos, pais, temos um papel como educadores ambientais”, ressalta o Biólogo João Alberto Paschoa dos Santos, conselheiro do CRBio-01 e professor universitário.

Na esfera de atuação profissional, João Paschoa aponta que a educação ambiental oferece amplas oportunidades para Biólogos e Biólogas. Os educadores ambientais exercem funções como ministrar palestras e cursos em instituições educacionais, apresentar visitas guiadas em museus e projetos ecológicos governamentais e de ONGs, liderar grupos de estudantes em excursões a parques, passeios no mar etc., planejar e executar treinamentos de boas práticas ambientais em empresas e corporações. A área também oferece oportunidades para Biólogos e Biólogas que desejam empreender com a formação de empresas de consultoria ambiental.

“O CRBio-01 está aberto para auxiliar e orientar empresas e profissionais atuantes na área de educação ambiental”, afirma João Paschoa.

(Publicado em 15 de outubro de 2020)

Serviços Online

Transparência

Anuncie