Biologia em pauta

Biólogos do CRBio-01 comentam sobre proliferação de mosquitos em São Paulo

mosquitos

Os Biólogos membros do Conselho Regional de Biologia da 1ª Região (CRBio-01) Paulo Roberto Urbinatti e Sérgio dos Santos Bocalini conversaram com o Portal UOL sobre a sensação dos moradores da capital paulista de que está havendo maior proliferação de mosquitos em São Paulo (SP) em 2020.

"O ano todo tem mosquito, mas o mais comum é no verão. As estações não são mais definidas como antigamente. É uma coisa atípica. Isso tem favorecido a aparição precoce desses mosquitos fora de época", afirma Paulo Urbinatti, entomologista da Faculdade de Saúde Pública da USP.

Sérgio Bocalini, especialista em entomologia urbana pelo Instituto de Biociências da Unesp e mestre em Ciências pela USP, destaca a importância dos serviços de zeladoria.

"Essa infestação acontece em função do comportamento do mosquito de colocar os seus ovos em rios e córregos. Com a grande quantidade de matéria orgânica nesses locais —o esgoto —e com a falta de chuvas, essa matéria orgânica acaba ficando mais concentrada e o aumento de temperatura contribui para acelerar desenvolvimento desses mosquitos", diz o Biólogo.

Entenda a questão lendo a matéria completa.

Com informações do Portal UOL.

CRBio Digital

Serviços Online

Transparência

Anuncie