O Conselho Federal de Biologia (CFBio), representado pelo assessor parlamentar Rogério Jansen, participou da abertura dos trabalhos de 2020 da Frente Parlamentar Ambientalista na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Este ano, a Frente contará com a participação de 216 deputados e 06 senadores, sendo coordenada pelo deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP), advogado ambientalista e futuro Biólogo.
A Frente Parlamentar Ambientalista, que busca promover o desenvolvimento sustentável, tem como atual lista de prioridades a derrubada do Projeto de Lei nº 191/2020 e da Proposta de Emenda à Constituição nº 187/2016, que tratam da exploração econômica em terras indígenas, além de mudanças no Projeto de Lei nº 3729/2004, que afrouxa as regras para o Licenciamento Ambiental.
O novo coordenador da Frente Ambientalista destacou a necessidade de construção de uma agenda ambiental “positiva” no Congresso Nacional, marcada pelo combate ao desmatamento ilegal, pelo incentivo à preservação e à conservação ambiental e pela garantia dos direitos das comunidades tradicionais.
“A gente sabe que vai ter muito trabalho do ponto de vista de resistência para conseguir barrar projetos prejudiciais à questão ambiental. O licenciamento é a espinha dorsal do Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama). É importante que a gente tenha uma lei geral que traga equilíbrio nas relações e não uma lei geral para liberar geral”, salientou.
Outra meta dos ambientalistas para 2020 é a consolidação de frentes parlamentares nas Assembleias Legislativas. Atualmente, já existem frentes em 18 estados, entre eles São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Saiba mais no portal do CFBio.
Com informações do Portal do CFBio.