Biologia em pauta

Nova lei permite contratação de empresa de poda de árvores em SP

arvores

Uma lei sancionada pelo prefeito Bruno Covas (PSDB) foi publicada esta semana e passa a permitir que moradores da cidade de São Paulo contratem empresas ou profissionais especializados para fazer poda ou remoção de árvore em calçadas ou em áreas particulares. Antes, somente técnicos da prefeitura podiam realizar o serviço.

A permissão de contratação para o serviço está condicionada à exigência de que um Biólogo ou um engenheiro agrônomo ou florestal apresente um laudo na subprefeitura justificando a necessidade do serviço e se responsabilizando por sua execução, que deve ser feita com base no Manual Técnico de Podas de Árvores, elaborado pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente.

O Biólogo Marcos Buckeridge, diretor do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, chama atenção para a necessidade de fiscalização dos procedimentos. “Se tiver uma boa gestão [dos pedidos], essa lei pode ajudar muito. Mas é importante também ter uma boa fiscalização, pois temos o receio de que árvores sejam removidas sem necessidade”, afirmou o Biólogo.

O valor médio para poda é de R$ 1.500,00 e para remoção de árvore, é de R$ 2.000,00.

Saiba mais aqui.

Com informações da Folha de São Paulo.

Serviços Online

Transparência

Anuncie