Biologia em pauta

Mapeamento Genético da população brasileira será iniciado a partir de 2020

Intitulado DNA do Brasil, o estudo - de iniciativa das cientistas do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP) Lygia Pereira e Tábita Hünemeier, com apoio do Google Cloud e da empresa brasileira Dasa - pretende mapear o genoma brasileiro. Com duração de pelo menos 10 anos, a pesquisa contemplará a coleta, o armazenamento e a análise de informações genéticas de milhares de pessoas.

O estudo dos dados será realizado em duas frentes. Uma consiste em entender as diferenças genéticas da nossa população em relação a outros povos, o que pode, por exemplo, auxiliar a indústria farmacêutica a produzir medicamentos mais efetivos para os brasileiros. A outra tem caráter mais social e histórico, objetivando construir uma árvore genealógica genética para entender cada ponto do DNA dos brasileiros.

Para tanto, o primeiro passo será realizar o sequenciamento genômico dos participantes do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA), organizado por universidades federais de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e também pela Fundação Oswaldo Cruz. Após a coleta, o material biológico é transformado em dados informacionais e armazenado em servidores virtuais.

Saiba mais aqui.

Com informações da Revista Exame

Serviços Online

Transparência

Anuncie