Hoje, 22 de abril, é o Dia da Terra. Ou melhor, o Dia Internacional da Mãe Terra, como ficou definido por uma resolução da Organização das Nações Unidas (ONU). A resolução é de 2009, mas a data já é celebrada desde a década de 1970. A ideia é fazer a humanidade refletir e buscar soluções para proteger o planeta e garantir a sobrevivência desta e das próximas gerações.
Nos últimos anos, as campanhas de conscientização nesta data têm como foco as mudanças climáticas, com o aumento de eventos extremos (como grandes temporais ou secas históricas), o que a ciência já comprovou ter ligação com as atividades humanas. Por isso, é fundamental que a sociedade encare o problema com a seriedade necessária, especialmente as grandes empresas e o poder público.
No dia de hoje, pessoas de todo o planeta são chamadas a repensar a relação com a natureza que, muitas vezes, pode parecer distante. Entretanto, cada uma de nossas atitudes estão diretamente ligadas e causam impacto direto ao meio ambiente e ao planeta como um todo.
Atento às questões ambientais, o CRBio-01 lembra que a resolução 227/2010 do CFBio determina que os biólogos e biólogas têm atuação regulamentada na área do meio ambiente em diversos setores, como auditoria; diagnóstico, controle e monitoramento; educação; fiscalização/vigilância e outras.
Confira vídeo da conselheira do CRBio-01, Bióloga Carla Gheler, que fala sobre a atuação dos profissionais da Biologia no combate às mudanças climáticas e na agricultura regenerativa, e como o biólogo pode contribuir para o meio ambiente.
(Publicado em 22 de abril de 2024)