Biologia em pauta

Bate-papo com Biólogas discute os desafios das mulheres na Biologia

artigo

As Biólogas Isabela Caroline Oliveira da Silva, Larissa Tinoco Barbosa e Mariana Coelho Mirault Pinto participaram, em 8 de março, do evento “Bate-papo com Biólogas”, em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres.

O debate, mediado por Ananda Aranda, foi realizado na delegacia regional do Mato Grosso do Sul e transmitido pelo canal do CRBio-01 no YouTube. As participantes falaram das suas trajetórias pessoais e profissionais, conquistas e dificuldades no caminho.

Isabela Caroline, pós-doutoranda em Biotecnologia na Universidade Católica Dom Bosco, ressaltou a importância do trabalho de campo e destacou que as estudantes e Biólogas têm tanta capacidade de lidar com os rigores desse trabalho quanto seus colegas homens.

Larissa Tinoco, pesquisadora associada ao Instituto Arara Azul e docente da Universidade Anhanguera-Uniderp, falou da importância de estagiar na área escolhida ainda durante a graduação. Os estudantes que se formam sem essa experiência durante o curso podem ficar em desvantagem depois de formados.

Mariana Mirault, que já atuou em diversos campos ao longo de sua carreira – atualmente está no Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) – destacou que as jovens Biólogas e estudantes não devem ter medo de mudar de área e que o setor de políticas públicas é um nicho de atuação importante no qual Biólogos ainda não ocupam muito espaço.

As Biólogas discutiram os desafios de conciliar carreira, vida pessoal e maternidade, destacando a importância de ter uma rede de apoio familiar sólida, acolhimento no ambiente de trabalho e políticas profissionais favoráveis, com jornadas de trabalho flexíveis e chefias colaborativas.

Larissa e Mariana, que são mães, destacaram a importância de terem sido apoiadas por outras profissionais mulheres e falaram do compromisso de, ao ascenderem na carreira, estenderem esse acolhimento a outras profissionais.

As mulheres representam 67% dos profissionais registrados no CRBio-01, segundo Ananda Aranda. É inegável a contribuição dessas profissionais para o avanço do conhecimento em todas as áreas da Biologia. O CRBio-01 ressalta que está sempre do lado das Biólogas na jornada pelo justo reconhecimento de suas capacidades.

(Publicado em 8 de março de 2024)

Serviços Online

Transparência

Anuncie