Biologia em pauta

Profa. Dra. Eliane Vicente: maior obstáculo à conservação dos morcegos é o medo

artigo

A Profa. Dra. Eliane Vicente, do Projeto Morcegos Brasileiros, afirma que o maior obstáculo para a conservação desses animais é o medo que as pessoas sentem deles.

“Eu chamo isso de mistificação. Esse asco que se tem de determinados animais, de um visual que não é construído como atrativo, atrapalha muito as ferramentas de conservação”, ressalta a Bióloga.

Essa mistificação muitas vezes leva a abordagens equivocadas. A presença de animais como morcegos nas casas é vista muitas vezes com nojo e pavor, e a reação mais comum é querer exterminá-los, muitas vezes com veneno. Além de desnecessária, pois há outros modos de manejo menos cruéis e agressivos com a espécie, é uma estratégia também ineficiente, conta ela, e que pode até mesmo piorar o problema.

Uma das técnicas para tornar a imagem dos morcegos mais confortável foi a criação de bichinhos de pelúcia, com uma textura macia parecida com a do pelo do morcego real. A ideia foi muito bem recebida e obteve sucesso na suavização da imagem desses animais.

Os morcegos não são apenas importantes para o equilíbrio ecológico, mas também têm muito potencial para ser útil ao ser humano. Por exemplo, há pesquisas sobre a utilização da saliva do morcego hematófago na produção de medicamentos contra tromboses.

Saiba mais na nova edição da revista O Biólogo.

(Publicado em 24 de outubro de 2023)

Serviços Online

Transparência

Anuncie