Biologia em pauta

As ameaças ao ecoturismo em Bonito: leia em O Biólogo

artigo

Em 1994, o Prof. Dr. José Sabino, que então estudava o comportamento de peixes em seu doutorado na Unicamp, passou férias com a família em Bonito (MS) e se encantou com a combinação única de biodiversidade riquíssima em rios com águas cristalinas.

Sabino percebeu que os peixes poderiam servir como bioindicadores confiáveis para balizar com referências métricas a saúde dos ecossistemas que começavam a ser impactados pela incipiente atividade turística em Bonito.

Ele se juntou a um grupo de especialistas que forneceu embasamento científico para a organização dos passeios turísticos e treinamento de guias. Com base nas informações científicas, os proprietários das fazendas onde estão as atrações e o poder público criaram protocolos para exploração do turismo em Bonito com a conservação dos ecossistemas.

Mas o modelo de turismo sustentável de Bonito está em risco, alerta Sabino: “A partir de 2015, houve uma expansão muito grande do uso da terra para a agricultura na região, principalmente para a cultura da soja em escala industrial, que demanda muito agrotóxico. Certos proprietários não respeitam a proteção legal às matas ciliares, o que ocasiona o assoreamento dos rios”.

O principal dano ao turismo local é o aumento da turbidez das águas dos rios, que crescentemente leva ao cancelamento de passeios para a visualização da fauna aquática.

Clique aqui para acessar a edição completa.

(Publicado em 21 de julho de 2023)

Serviços Online

Transparência

Anuncie