Biologia em pauta

O Biólogo aborda os desafios de conservação no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães

artigo

Durante dez anos, de 2013 até o início desse ano, a Bióloga Cintia Brazão, analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), chefiou o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, localizado nos municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães, no Cerrado mato-grossense.

A unidade recebeu cerca de 133 mil pessoas em 2022, o que a inclui no ranking dos dez parques nacionais mais visitados no Brasil.

“O visitante é o grande aliado do gestor das unidades de conservação, é nosso parceiro. Ele reduz o número de caçadores e o desmatamento. Eu costumo brincar: onde tem gente andando, não tem gente aprontando”, ressalta Cintia Brazão, que atualmente trabalha no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, no estado de Pernambuco.

Os incêndios florestais, que acontecem sobretudo durante o auge do período de seca, em agosto e setembro, representam a principal ameaça à Chapada. Um grande incêndio em 1999 consumiu praticamente 100% da vegetação do parque e houve episódios graves também em 2007, 2010 e 2019.

Clique aqui para acessar a edição completa.

(Publicado em 19 de julho de 2023)

Serviços Online

Transparência

Anuncie