Biologia em pauta

Nota sobre vídeo de caçada de onças-pintadas

artigo

O CRBio-01 tomou conhecimento de um vídeo horripilante que vem circulando na internet e que mostra caçadores que mataram e torturaram três onças-pintadas. No vídeo, um filhote aparece ainda vivo ao lado de outros dois animais cujas cabeças haviam sido cortadas. Embora não haja confirmação precisa do local onde as onças foram mortas, acredita-se que tenha sido na região do Pantanal.

A onça-pintada é um animal protegido pelas leis ambientais brasileiras. Matar animais silvestres é crime ambiental, passível de multa e de prisão de seis meses a um ano. A pena pode ser aumentada quando o crime ocorre em unidade de conservação e quando o animal, como a onça, está em perigo de extinção, podendo ser triplicada quando o crime se dá no exercício de caça profissional.

O CRBio-01 ressalta a necessidade de proteger a fauna silvestre brasileira – que já sofre tantos impactos com o desmatamento, incêndios, avanço da fronteira agrícola e tráfico – da ação de caçadores inescrupulosos e apoia integralmente os Biólogos e demais profissionais que atuam na conservação de espécies ameaçadas e na preservação da biodiversidade dos nossos biomas.

O vídeo em questão choca pela crueldade e pela profunda ignorância que representa. É temeroso imaginar o que pode acontecer com gerações em formação escolar para as quais a Biologia e a Ciência não são ministradas como matérias prioritárias em um país cuja conservação da biodiversidade depende, em grande parte, da consciência da sociedade do valor da vida de cada espécie.

Nos últimos anos, esses temas têm sido trazidos aos profissionais e à sociedade em geral através de muitas matérias, entrevistas e podcasts com grandes especialistas, divulgados através da Revista “O Biólogo”, disponível no site do CRBio-01, no intuito de mostrar a importância e magnitude do trabalho dos que resgatam, conservam e pesquisam espécies ameaçadas. É muito importante divulgar essas matérias da melhor forma possível para que efetivamente contribuam para a formação de opinião e conscientização da população sobre as questões da Biologia e em especial, as referentes ao Meio Ambiente.

Além desse trabalho jornalístico, e mantendo-se dentro dos limites da sua competência legal, o Conselho clama por ações concretas da polícia ambiental e dos órgãos de fiscalização para punir esse e outros crimes vis cometidos contra nossa fauna e flora. Investigar os crimes ambientais e punir caçadores e traficantes de animais silvestres com todo o rigor da lei é essencial para garantir que espécies como a onça-pintada não sejam destruídas por covardes que se vangloriam de abater animais enquanto se escondem atrás do cano de uma arma de fogo.

(Publicado em 31 de março de 2023)

Serviços Online

Transparência

Anuncie