Biologia em pauta

Nota do CRBio-01 sobre o evento Piknic Électronik

artigo

O Conselho Regional de Biologia da 1ª Região (CRBio-01), cuja jurisdição inclui a cidade de São Paulo, alerta para os impactos para a fauna e flora da realização no Jardim Botânico de São Paulo do evento de música eletrônica Piknic Électronik, no início de março.

A área de conservação ambiental do Jardim Botânico de São Paulo é um fragmento remanescente da Mata Atlântica. Essa mancha verde encrustada no mapa da cidade serve de abrigo para dezenas de espécies de animais, principalmente aves. A área contém também uma flora riquíssima, que é objeto de estudos e pesquisas e contribui para a estabilização do clima em São Paulo.

O evento com música alta está prevista para durar 12 horas e reunir milhares de pessoas. O CRBio-01 não é contra a sua realização, mas considera o local completamente inadequado. O som alto certamente causará uma perturbação na fauna. Quanta à flora, sofrerá o dano inevitável da circulação e pisoteamento por parte de tanta gente reunida.

O Jardim Botânico constitui parte de uma unidade de conservação. Sendo assim, o contato do homem com a natureza nesse tipo de ambiente não pode causar nenhuma perturbação, destruição ou influência sobre a fauna e a flora, cuja vida e bem-estar são prioritários.

O CRBio-01, autarquia federal que tem entre suas atribuições a proteção do meio ambiente, apela para que os organizadores e autoridades tenham o bom senso de transferir o evento para um local apropriado.

São Paulo, 8 de fevereiro de 2023,

Direção do CRBio-01

(Publicado em 8 de fevereiro de 2023)

Serviços Online

Transparência

Anuncie