Biologia em pauta

Animal raro é avistado em parque em Mato Grosso do Sul



Um gato-palheiro (Leopardus braccatus), espécie classificada pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) como “quase ameaçada”, foi avistado no Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, no estado de Mato Grosso do Sul.
A ocorrência foi ainda mais notável, porque o espécime era melânico, ou seja, apresenta uma mutação genética que provoca a produção excessiva melanina, o que o fez ter a cor negra, destaca o Dr. José Milton Longo, Biólogo responsável pela Delegacia Regional de Mato Grosso do Sul do CRBio-01 e doutor em Ecologia e Conservação.
Um dos gestores do parque registrou o animal, que estava com a cria, um filhote não melânico. Assista ao vídeo AQUI.
“O gato-palheiro tem necessidade de ambiente bem conservado para manutenção das populações”, ressalta Milton Longo. “Quando se fala que é necessário ter áreas protegidas, é porque conserva ambientes que são bastante importantes para a persistência e reprodução de muitas espécies”.
É o caso do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, localizado próximo às divisas com os estados de São Paulo e Paraná. Criado em 1998 para fins de pesquisa científica, recreação e educação ambiental, o parque abriga um grande número de espécies.

(Publicado em 6 de dezembro de 2022)

Serviços Online

Transparência

Anuncie