Biologia em pauta

Dia Nacional da Vacinação



O Dia Nacional da Vacinação é uma data de conscientização sobre a importância das vacinas, que todos os anos salvam as vidas de milhões de pessoas no mundo, prevenindo diversas doenças.
A imunização em massa permite o controle de epidemias, como ocorre atualmente no caso da pandemia de Covid-19, e também a erradicação de doenças potencialmente letais como a varíola, da qual não se registram casos desde o fim dos anos 1970.
Vacinar crianças e adultos protege não apenas aqueles que recebem a vacina, mas também aqueles que por alguma razão não podem ser vacinados, ou aqueles que têm baixa imunidade e estão mais suscetíveis a doenças contagiosas.
Nos dois séculos desde o desenvolvimento das primeiras vacinas, os avanços nessa área permitiram o fim (ou pelo menos uma redução drástica) de casos não apenas de varíola, mas também de outras doenças como poliomielite, rubéola e peste bubônica.
No entanto, é necessário que a vigilância continue, pois a redução do nível de vacinação no Brasil já levou ao retorno de doenças como o sarampo, que havia sido eliminado no país.
Como cientistas e especialistas na vida, os Biólogos são parte importante no diálogo sobre a importância das vacinas para a humanidade. É essencial que os Biólogos sejam uma força positiva para educar a população sobre a vacinação e como ela pode melhorar a qualidade de vida dos brasileiros.

(Publicado em 17 de outubro de 2022)

Serviços Online

Transparência

Anuncie